Home » Apostilas em promoção, Notícias

Concurso público, particularidades

Postado em: 6/03/2015 Sem comentários

Quem deseja se tornar um servidor público, seja na esfera municipal, estadual ou federal deve participar de concurso público, prestar as provas e ser aprovado. É a forma mais democrática de conseguir a tão sonhada estabilidade e benefícios que um cargo público oferece.

Cada concurso requer diferentes perfis profissionais e diferentes áreas de atuação. Os servidores federais são os que têm os salários maiores devido às atribuições do cargo e nível de exigência.

Os concursos públicos e os processos seletivos são bem semelhantes, a diferença está em que no processo seletivo o candidato será contratado por tempo determinado e ao final será desligado do cargo. O concurso torna o servidor estável após passar pelo estágio probatório.

Os candidatos que passarem por todas as etapas do concurso será nomeado dentro do número de vagas previsto para aquele concurso. Deve-se levar em conta que hoje em dia as instituições abrem concurso para a formação de cadastro de reserva, o que não cria a obrigação de nomear. Cada concurso possui um prazo de validade dentro do qual deve se nomear os aprovados e após a nomeação de todos pode-se fazer uso daqueles que compõem o cadastro de reserva. Isso se o órgão precisar de novos servidores dentro do prazo de validade do concurso.

Passado esse prazo, o órgão poderá pedir ao MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) autorização para realização de novo concurso.

Tags: ,

Envie uma resposta:


Copyright © 2017 GuiaPresidentePrudente.com.br, Todos os direitos reservados.