Home » Apostilas em promoção, Notícias

Como estudar para concursos públicos

Postado em: 6/03/2015 Sem comentários

Primeiramente o candidato deve escolher um concurso que melhor se enquadra ao seu perfil, não adianta levar em conta apenas o salário. Pesquise sobre o cargo, que atividades que ele desempenha.

Segundo passo é se organizar para estudar. Escolha um local, seja em sua casa, biblioteca, cursinho, não importa, o ideal é que esse espaço seja confortável pra você. Separe o material de estudo, tudo deve ficar próximo para evitar que você se disperse procurando uma caneta, por exemplo.

Depois disso feito, escale um tempo de estudo, pode ser quanto tempo você tiver disponível, o mais importante é a qualidade de estudo, sua atenção. Encarar esse período como se fosse um trabalho, ajuda muito, você não pode faltar.

O método de estudo mais eficiente é aquele em que você examina, questiona, lê, recita e revisa, baseado no sistema desenvolvido pela Universidade de Ohio (SQ3R-survey, question, read, recite, review). Examine o texto que você vai estudar títulos, subtítulos, fotos, gráficos, etc.

Formule perguntas enquanto estiver estudando o texto, começando pelos principais assuntos. Preste bastante atenção ao que estiver lendo, sem fracionar o texto. Faça anotações que julgar relevantes procure as palavras chave e desenvolva esquemas de lembrança como os gráficos.

Na hora da prova o importante é ficar calmo e ler com atenção cada pergunta, compreender o que o questionador quer de você. Se não souber a resposta, marque a questão e vá para a próxima. Depois volte e leia novamente e tente resolver.

Em provas dissertativas evite usar termos coloquiais, gírias e abreviações. Um bom texto é aquele onde se escreve de forma clara, em que o candidato domina a língua escrita e o assunto do qual está falando. Por isso, deve-se ler e ler muito.

Lembre-se que concurso é classificatório, portanto quanto maior o número de acertos, melhor será sua classificação.

Tags:

Envie uma resposta:


Copyright © 2017 GuiaPresidentePrudente.com.br, Todos os direitos reservados.